Saturday, 11 de January de 2025
27 99902-4179
Política Final

Vereadores derrotam Jones na última sessão do ano

Na última sessão do ano na Câmara de Aracruz vereadores derrubam veto do Jones a matéria de Alcântaro e também negaram suplementação de mais 10% do orçamento do município.

22/12/2020 09h42 Atualizada há 4 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Ontem foi a última sessão da atual legislatura.
Ontem foi a última sessão da atual legislatura.

A última sessão dos vereadores da legislatura 2017/2020 terminou ontem (21) na Câmara de Aracruz. Os vereadores em tom de despedida agradeceram e se despediram oficialmente das atividades paramentares. Agora os vereadores que venceram as últimas eleição voltam ao plenário em 1º de janeiro do ano que vem para posse e início dos trabalhos.

Mas mesmo no último dia do legislativo municipal ainda restou tempo do plenário impor mais duas derrotas ao prefeito Jones Cavaglieri (SDD), a primeira foi na votação de segundo turno do veto do prefeito a matéria do vereador Alcântaro Filho (PSD) que criava o prêmio “Aluno destaque”, o objetivo deste projeto de lei é homenagear os melhores alunos de cada escola do município uma vez ao ano na data do dia do estudante, com honrarias na Câmara Municipal. A matéria chegou a ser aprovada pelos vereadores, mas foi vetada pelo prefeito, agora os vereadores derrubaram o veto por 11 x 6 em segundo turno e a matéria será promulgada se tornando lei.

É uma vitória importante para a educação de nossas crianças e alunos, incentivar e reconhecer o esforço deles é justo e a gente conseguiu encerrar o mandato com mais essa entrega a sociedade”. Disse o vereador autor do projeto Alcântaro.

 

Segunda derrota 8 x 7

A outra derrota do prefeito no plenário foi sobre a suplementação de mais 10% do orçamento solicitado a Câmara. Os vereadores entenderam que os 20% que a administração tem direito já são suficientes para o exercício das atividades da gestão. Para quem não sabe, suplementação do orçamento é uma autorização que o poder legislativo dá ao executivo para manobrar recursos sem a necessidade de passar pela Câmara conforme previsto em lei.

Desta forma na última cena política do ano do atual prefeito em relação a Câmara de vereadores, as luzes se apagam com um clima de derrota para uma gestão que até tentou, mas não conseguiu vencer mais uma vez.

Nomes como Fábio Netto (PCdoB), Alcântaro Filho (PSD), lideraram e assumiram papeis de conhecedores do direito, trazendo aos colegas esclarecimentos em grandes debates que ocorreram na legislatura que se encerrou na noite de ontem.

Romildo Bretto e Celson da Farmácia (Republicanos) também atuaram de forma firme em diversos debates, eles juntamente com Marcelo Nena (PSD) formaram a base da oposição nas importantes votações desta legislatura. Agora é aguardar para avaliar como ou qual será o formato e postura dos vereadores da próxima legislatura, alguns seguem no plenário pois foram reeleitos, Alexandre Manhães (Republicanos), Bibi Rossato (PSL), Carlito Candin (SDD), Lula (DC) e Marcelo Nena (PSD), outros 12 irão compor as 17 vagas da casa de leis aracruzense. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
SydneiHá 4 anos Aracruz ESDeviam pensar nos professores também, que são os grandes responsáveis pela educação, sem tirar o mérito dos alunos.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.