Na próxima semana os moradores da orla de Aracruz terão um complemento para o atendimento na área da saúde, assim definiu a Secretária de Saúde Clenir Avanza ao ser questionada sobre a condição do Hospital da Barra do Riacho.
Ela informou que não será uma inauguração, pois o hospital já está em funcionamento com atendimento ampliado para 24 hs, e que foi feito um reaproveitamento dos espaços subutilizados que existiam na unidade. Foi feita uma ampliação nos serviços e que agora vai contar com um Centro Cirúrgico e 10 leitos de U.T.I para tratamento da COVID-19. Ao todo serão 57 novos leitos para atendimento a população da região com leitos de enfermaria e leitos cirúrgicos.
A secretária disse que os leitos de U.T.I serão entregues após muito esforço e intermediação do deputado e Presidente da Assembleia Erick Musso (Republicanos) junto ao Governo do Estado . “Só foi possível porque ele intermediou e ajudou a gente a conseguir os respiradores para os leitos”. Disse Clenir.
Ainda segundo a secretária de saúde, essa é uma conquista importante para a população da orla que sofreu durante muitos anos para buscar serviços de saúde tão longe em casos de emergências na sede de Aracruz, ou na Serra. “Muita gente morreu no meio do caminho porque não conseguiu chegar ao atendimento em tempo, agora terminamos com isso”, falou a reportagem.
Sobre os custos, ela disse que haverá pouca diferença pois a prefeitura já mantém a estrutura funcionando a muito tempo, porém de forma ociosa e sem retorno efetivo a população.
A abertura dos novos serviços do Hospital de Barra do Riacho deve beneficiar os moradores não só da localidade, mas de toda a orla de Aracruz.
Clenir que está deixando a pasta com fim da gestão do prefeito Jones (SDD), disse que está saindo de cabeça erguida e satisfeita com os resultados, “conquistamos e fizemos muita coisa pela saúde, vamos entregar melhor do que recebemos”.