Após passada as eleições municipais, fizemos um levantamento de todas as urnas da cidade de Aracruz e um detalhe chamou atenção. O candidato Alcântaro Filho (PSD) conseguiu um feito que o faz sair desta campanha mesmo sem a vitória direta, com uma resposta importante no cenário eleitoral geral. De acordo com os dados do TSE ele venceu a eleição em Jacupemba, Guaraná, Santa Rosa, Coqueiral, Santa Cruz, Sauê, Mar Azul, Novo Irajá e em todos os bairros da Sede de Aracruz. Seu oponente Dr. Coutinho ( Cidadania) venceu apenas na Vila e Barra do Riacho, Barra do Sahy e nas Aldeias indígenas. A diferença no resultado foi apertada como todos já sabem, mas ao olhar estes números o que fica claro é que neste caso Alcântaro perdeu ganhando.
Preocupado
O novo prefeito de Aracruz Dr. Coutinho disse que está preocupado com a inauguração do hospital de pequeno porte que a atual gestão insiste que vai entregar na Barra do Riacho ainda este ano. Segundo o novo chefe do executivo não há condições desta entrega acontecer agora, “não está pronto, existem coisas que depois vamos explicar”. Falou Coutinho em uma entrevista.
Trabalho de bastidor
A disputa pela presidência da Câmara de Aracruz está pegando fogo, com a aproximação do dia final, ainda não há um cenário claro sobre quem seria o nome a comandar o poder legislativo. Segundo consta, alguns dos nomes que se lançaram já sofrearam algum desgaste e estão enfraquecidos. O fator relevante é que uns carguinhos na prefeitura deve ajudar a balancear essa disputa. Em tempos modernos, onde as redes sociais descobrem e comentam de tudo, talvez fosse melhor Dr. Coutinho deixar os parlamentares se decidirem sozinhos... Essa conta pode sair muito cara. Alguém vai sair machucado nisso tudo e adivinha pra quem vai sobrar?
Manda quem pode...
Os novos prefeitos estão trabalhando a todo vapor para fazer a montagem de suas equipes. Daí as composições feitas ainda na eleição começa a mostrar seus aliados agora. Indicações para pastas e “reforços” de nomes que vem de outras localidades e que nunca visitaram as respectivas cidades, mas que chegam com grife, eles deverão assumir lugares de destaque nas respectivas prefeituras. Já aqueles que carregaram o piano durante a campanha e sonharam com um espacinho... Devem se contentar com o segundo e terceiro escalão.
Cadê você Jones
Após uma derrota avassaladora nas urnas mesmo tendo gastado muito dinheiro, alguém viu ou ouviu o prefeito Jones Cavaglieri (SDD) por aí? O homem sumiu e após a eleição não se tem notícias, nem fotos ou aquelas matérias bonitas feitas por sua assessoria com fotos bacanas. Ganhar ou perder é da democracia e a vida segue para todos, não precisa sumir né!
Falando nisso...
Ninguém gosta de perder, isso é normal, mas alguns amigos que venceram a eleição em seus respectivos municípios confidenciaram algum “desconforto” com o tamanho da problemática que vão assumir em 2021. Principalmente se considerarmos que os estragos causados pela pandemia na economia vão trazer ainda algumas consequências para as cidades. Ou seja, ganhar muita gente ganhou, mas por enquanto só ganharam mesmo é um belo problemão para administrar. Boa sorte aos eleitos e que tomem as melhores decisões.