Uma campanha difícil contra um adversário de peso e tradicional, que teve reforço de artistas e atenção especial da executiva nacional. Essa foi a luta do partido Republicanos para vencer o PT nas eleições de segundo turno deste domingo na capital Vitória.
Com 58,50% dos votos bem diferente das pesquisas divulgadas ontem pelo IBOPE, o deputado estadual e agora prefeito eleito em Vitória derrotou o ex-prefeito do PT João Coser que obteve 41,50% dos votos, uma diferença de 30 mil votos aproximadamente.
A vitória de Pazolini representa um salto de liderança para o Republicanos no estado e nomes como o do deputado Erick Musso Presidente da Assembleia que liderou o processo e esteve ao lado de Pazolini em toda a campanha. O primeiro desafio foi levar Pazolini para o segundo turno, deixando de fora o também deputado Gandini (Cidadania) apoiado pelo atual prefeito Luciano Rezende. Já no segundo turno o PT se mexeu e mostrou sua força com artistas, figurões da esquerda desembarcaram em peso na campanha do aliado de Lula João Coser, mas isso não foi suficiente para virar para cima do grupo que apoiou Lorenzo Pazolini, que já havia passado para o segundo turno em primeiro lugar dos votos.
Agora o novo prefeito vai precisar focar na transição de governo, e dia 1 de janeiro iniciar seus projetos anunciados na campanha como novo chefe do executivo na capital do estado.