Por causas de problemas no sistema do TSE em todo Brasil, os resultado das eleições em Aracruz acabou sendo mais demorado do que o habitual.
Numa disputa voto a voto como indicavam as pesquisas a apuração varou noite a dentro, e já quase 23 horas saiu o resultado final da apuração que anunciou o vencedor Dr. Coutinho (Cidadania) com 14.914 votos que representam 31,83%, já o segundo lugar ficou com o vereador Alcântaro Filho (PSD) que teve 14.752 votos e 31,49% dos votos.
Os dois gravaram vídeo e postaram em suas redes sociais agradecendo a população pela votação.
O desafio do novo prefeito agora é unificar a cidade e conquistar a confiança de uma cidade onde o vencedor teve menos votos do que o índice de abstenção, brancos e nulos que chegaram em mais de 35%.
Muitos eleitores acreditavam que numa situação de tamanho equilíbrio na votação, deveria haver um segundo turno de votação para a decisão, mas não é isso que diz a lei, apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores ocorre uma segunda votação. Nas cidades abaixo deste número, o vencedor só precisa fazer a maioria dos votos mesmo que apenas 1 além de seu oponente.
Os especialistas já falavam sobre a vitória de Dr. Coutinho em razão do grande número de candidatos na disputa. Mas em uma análise mais aprofundada, muito se falou que em havendo apenas duas candidaturas com viés de direita na cidade e todas as demais de esquerda ou centro-esquerda, claramente havia a possibilidade da candidatura de Major Wallace (PRTB), ser o divisor de águas na eleição neste sentido, e acabou sendo, já que naturalmente dividiu o público eleitor que não aceitaria votar nos demais candidatos a não ser em Alcântaro e no próprio Major.
Números finais da eleição em Aracruz.
Dr. Coutinho (Cidadania) 31,83%
Alcântaro Filho (PSD) 31,49%
Major Wallace (PRTB) 18,84%
Jones (SDD) 8,70%
Evilasio Costa (PDT) 6,00%
Adilson Simão (PT) 1,86
Paulo Neres (PSC) 1,29%