O Ministério Público Eleitoral (MPE) capixaba esta´ preparado para garantir o livre exercício da cidadania no domingo (15/11), quando os eleitores vão às urnas escolherem os candidatos a prefeitos e vereadores de Norte a Sul do Estado. Ao todo, 66 promotores eleitorais estão atuando nas eleições de 2020, sendo que 16 deles são promotores eleitorais auxiliares que vão acompanhar o processo no sábado e no domingo.
O dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), promotor de Justiça Claudio Lemos, informou que foi expedido ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar e feita reunião com o Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral (Nucoe) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para garantir que a votação ocorra de forma tranquila e segura. O Nucoe conta com integrantes da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, que auxiliam na apuração imediata e no combate aos delitos eleitorais.
Além disso, devido à pandemia de Covid-19, os eleitores e mesários terão que seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso de máscara é item obrigatório nas seções eleitorais. O TSE também recomenda que os eleitores mantenham a distância mínima de 1 metro e evitem contato físico com outras pessoas, além de, se possível, levarem a própria caneta.
“Está é uma eleição atípica, em meio a uma pandemia. Por isso, é importante que todos adotem os protocolos de biossegurança. Desde o início do processo eleitoral, o Ministério Público Eleitoral tem atuado para garantir o pleno exercício do voto. Pedimos que os candidatos também observem as regras eleitorais. Nosso objetivo é garantir uma eleição tranquila e livre, respeitando o nosso regime democrático”, destacou Claudio Lemos.
O dirigente do Cael também informou que a Ouvidoria do MPES estará de plantão nos dias 14 e 15 de novembro para o recebimento de denúncias eleitorais. As denúncias podem ser feitas pelo site https://ouvidoria.mpes.mp.br e pelo número 127, além do aplicativo MPES Cidadão.