Saturday, 11 de January de 2025
27 99902-4179
Política Eleições 2020

Números mostram que eleição será decidida entre Alcântaro e Coutinho em Aracruz

Desde o início da corrida eleitoral os dois candidatos sempre estiveram à frente nas pesquisas e bem descolados dos seus adversários.

09/11/2020 11h07 Atualizada há 4 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Candidatos a Prefeitura de Aracruz Dr. Coutinho e Alcântaro Filho lideram as pesquisas com boa margem dos adversários.
Candidatos a Prefeitura de Aracruz Dr. Coutinho e Alcântaro Filho lideram as pesquisas com boa margem dos adversários.

Se considerarmos os números de todas as pesquisas eleitorais feitas em Aracruz, podemos chegar à conclusão de que haverá mudança no comando da cidade para os próximos quatro anos. Não é possível afirmar qual direção será tomada pela decisão das urnas próximo domingo dia 15 de novembro.

Mas uma coisa é certa, o atual prefeito Jones Cavaglieri (SDD) terá muita dificuldade para se manter no comando como chefe do executivo municipal, isso porque todas as pesquisas feitas até aqui, mostram um péssimo desempenho na opção dos eleitores para votação que decidirá os rumos de Aracruz.

Por outro lado, Alcantaro (PSD) e Coutinho (Cidadania) estão liderando todos os levantamentos, e deve ser de um dos dois o nome do próximo prefeito de Aracruz. Segundo o consultor e especialista análises políticas Gabriel Ferreira, dificilmente algum outro candidato consiga reverter este quadro e se sobressair na última semana para além dos que lideram durante todo o período.

Já houve casos de reviravolta em eleições, mas isso ocorre de forma gradativa e você consegue perceber o crescimento nas pesquisas do candidato que vai superar os demais, no caso de Aracruz, os números estão estabilizados algum tempo e sem grandes mudanças, o que mostra que dificilmente isso ocorreria desta vez.”

Perfil dos candidatos

Os dois principais postulantes na disputa são de perfil completamente opostos, o que ajuda o eleitor a fazer a comparação para a tomada de decisão, a começar pela idade, enquanto Coutinho chegaria ao poder com quase 74 anos, Alcântaro chegaria aos 32, mas outros quesitos importantes podem ajudar o eleitor a avaliar cada um.

O médico Dr. Coutinho está na disputa por um partido ideologicamente alinhado com a esquerda o Cidadania, antigo PPS, que tem como principal liderança Roberto Freire, ele construiu sua carreira política lutando ao lado de partidos como o PT e PCdoB na época da ditadura.

O advogado Alcântaro está na disputa pelo PSD, partido de centro-direita, aliado do atual presidente da república Bolsonaro ocupando o Ministério das Comunicações, no estado figuram como nomes importantes como do ex-deputado federal e candidato a prefeito em Vila Velha Neucimar Fraga, e o deputado estadual e candidato a prefeito em Barra de São Fransisco Enivaldo dos Anjos.

Outra diferença que pode ajudar o eleitor a tomar sua decisão é a retaguarda do palanque eleitoral montado por cada candidato.

Coutinho formou uma aliança com nomes conhecidos da vida pública, como o ex-deputado federal Marcus Vicente presidente do PP estadual que indicou o nome de Beto Vieira para compor a chapa como vice. Também o deputado federal Da Vitória. Além dele, o ex-prefeito Marcelo Coelho é o presidente do PP em Aracruz que ajudou a consolidar a aliança com seu sogro, já que Marcelo é casado com a filha de Dr. Coutinho. Dirceu Cavalhieri é outro aliado importante dos bastidores, além do ex-prefeito Cacá, e outros nomes mais experientes da vida pública Aracruzense.

Já Alcântaro montou uma coligação onde todos os partidos estão ideologicamente alinhados com os pensamentos mais liberal na economia praticados pela direita, estrategicamente trouxe ao seu palanque principalmente novos nomes da política capixaba, como o Presidente da Assembleia deputado Erick Musso, o deputado federal e apresentador da TV Amaro Neto, o mais votado no estado na última eleição. Além do Prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli que se tornou o mais popular do Brasil, por seu modo realista e diferente como encara a vida pública. Foi desta aliança que surgiu a indicação do vice Romildo Broetto pelo Republicanos.

Os deputados Capitão Assumção, Dr. Rafael Favatto do Patriota, e Hudson Leal (Republicanos), também se apresentaram como aliados de Alcântaro. Todos pactuaram da ideia de que é preciso uma renovação nas práticas, no modelo e principalmente nos nomes que governam as cidades atualmente.

Baseando-se nas pesquisas e o número de indecisos, o que se pode dizer é que caberá aos dois candidatos apresentarem aos eleitores algo que possa os convencer de que seu modelo proposto é melhor do que o do concorrente. O último debate que será na noite de quinta-feira (12) deverá ser decisivo. Programas de rádio e as redes sociais deverão contribuir, já que resta pouco tempo para um contato mais direto aos eleitores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.