Sem arriscarem um ataque aos pontos mais vulneráveis de seus adversários, assim foi o debate realizado na noite de ontem (6), na Rádio Sim Aracruz. Na única vez que um candidato tentou subir o tom, recebeu um contra-ataque forte e logo todo mundo entendeu o recado indireto, “se bater, vai levar”.
Com um grande número de candidatos participantes, seis no total, já que o candidato do PT Adilson Simão não compareceu, o rodízio de perguntas ficou extenso e demorado onde cada candidato perguntava ou respondia apenas uma vez a cada 20 minutos em média, ou seja, mais tempo assistindo os colegas do que de fato debatendo.
Alcântaro (PSD), Dr. Coutinho (Cidadania), Evilasio Costa (PDT), Jones Cavaglieri (SDD), Major Wallace (PRTB), e Paulo Neres (PSC), puderam no pouco tempo prático que tiveram, apresentar suas propostas ou responder as perguntas que foram feitas.
Alcântaro conseguiu aproveitar melhor a oportunidade para ser contundente e mostrar ao eleitorado sua plataforma, talvez o formato do debate não tenha contribuído muito para esclarecimentos que a população esperava dos candidatos.
As próprias perguntas feitas pelo apresentador, também foram sobre temas repetitivos o que abria pouca margem para os debatedores falarem sobre outras questões do interesse popular.
Dr. Coutinho mais uma vez recebeu algumas críticas nas redes sociais, uma dicção bem complicada para quem tentava entender sua fala, e respostas evasivas e confusas, para todas as perguntas as respostas pareciam a mesma. O único momento onde a fala ficou um pouco mais clara, foi nas considerações finais onde o médico pode ler uma nota preparada por sua assessoria.
Major Wallace foi o único que tentou fugir da zona de conforto e fez uma crítica mais ácida ao atual prefeito Jones quando o tema foi agricultura, ele cobrou mais atuação na área e provocou Jones, mas recebeu uma resposta no mesmo tom na réplica, quando o atual prefeito lembrou que Tico Sevatici candidato a vice na chapa com Major era o gerente de agricultura até poucos dias no seu governo.
Foi o único ponto de divergência entre os candidatos de forma explícita, no decorrer do debate as respostas eram se não unanimes, alguns casos até de concordância com o próprio questionador.
Provavelmente o eleitor esperava um pouco mais dos candidatos, que deveriam sim de forma educada e respeitosa, questionarem uns aos outros sobre o que estão de fato fazendo em suas campanhas de verdade. Das críticas feitas nas campanhas basicamente nenhuma apareceu em forma de questionamento durante as mais de 3 horas.
No mais acabou parecendo mais uma confraternização em bom nível, onde ninguém fugiu de sua zona de conforto e todos puderam falar aos eleitores. A expectativa é que no próximo debate aconteçam mais embates e os candidatos.