Monday, 06 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Política e religião não se discutem - equívoco pragmático e interpretativo

Com Rondilei Paixão

28/10/2020 10h28
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Política e religião não se discutem - equívoco pragmático e interpretativo

Há uma velha citação que diz que “futebol, religião e política não se discutem”.

Será?

Eu, particularmente, discordo desse pensamento quando volto meu olhar para os atuais quadros político e religioso brasileiro (de forma não generalizada), a partir do ponto de vista do dicionário que mostra o termo “discussão” de forma não unilateral, não remetendo unicamente ao contexto do verbo “brigar” mas também como derivação do termo “discursar”, que tem efeito de questionar, dialogar, conversar, expor ideias e opiniões.

Alexandre Boarro afirma que “Somente os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso os ladrões continuam no poder e os falsos profetas continuam a pregar.” É muito fácil concordar com essa afirmação quando olhamos para a realidade e vemos políticos corruptos e falsos profetas enganando a população na base da manipulação, pois para eles, quanto mais ignorante a sociedade pela falta de diálogo discursivo em torno desses assuntos, melhor será para manutenção de seus patamares cômodos e abundantes, sustentados pela ignorância popular de uma sociedade que aceita toda a opressão que lhe é imposta pela falta de discurso, de dialogicidade.

Discutir é conversar, dialogar, questionar, opinar e isso é essencial na troca de informações e conhecimento, o que pode render libertação de povos oprimidos pelas próprias ignorâncias que os mantêm prisioneiros do sistema.

Finalizando, ressalto que ninguém deve brigar, principalmente discursando assuntos como politica e religião, mas podemos e devemos sim discutir, civilizadamente, respeitando as pontuações e opiniões alheias, dinamizando a discussão de forma agradável como um universo de aprendizagem para todas as partes dos sujeitos envolvidos no discurso.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
AdrianaHá 4 anos SerraExcelente texto! Se todos tivessem essa linha de pensamento nossa realidade seria outra.
MeireHá 4 anos Vespasiano/Minas GeraisFalou e disse.... concordo. O diálogo e o questionamento são essenciais para a compreensão e ampliação da nossa visão de mundo...em qualquer situação. Quando não o fazemos ficamos a mercê de pessoas e situações nem sempre confiáveis.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.