A participação da sociedade tem sido cada vez mais ativa nos últimos dias, em especial no que diz respeito a política e seus desdobramentos. A Paróquia São João Batista liderada pelo Padre Antônio Luiz Pandolfi organizou na noite de ontem (26), um encontro entre as lideranças da igreja e sociedade, com os candidatos que disputam a eleição para Prefeitura de Aracruz.
O evento contou com uma plateia de 70 convidados e foi transmitido ao vivo pelo facebook e youtube, onde fiéis e eleitores puderam acompanhar cada apresentação.
Cada um dos candidatos teve 15 minutos para usar da forma como lhe pareceu mais conveniente, mesmo o objetivo do encontro tendo sido anunciado que seria para apresentação do plano de governo e os temas ligados a ele.
O Padre Antônio também destacou o importante trabalho que a igreja vem realizando na cidade, cobrou mais apoio do poder público as ações da igreja através dos projetos sociais Betânia e Girassol, que auxiliam a população de Aracruz.
Dr. Coutinho (Cidadania) - O médico fez uma apresentação breve de sua vida pessoal e em seguida a explanação sobre os principais temas de sua campanha, destacou a saúde e a educação, principalmente o método que será utilizado para escolha de um novo secretário de educação, porém com um discurso meio confuso e com uma dicção que as vezes tornava suas palavras incompreensíveis para quem acompanhou sua apresentação.
Major Wallace (PRTB) - Gastou a maior parte de seu tempo fazendo uma apresentação pessoal, mas depois falou também pontos de seu plano, ele se ateve basicamente na área de segurança pública a maior parte, onde disse ser o único capaz de lidar com essa pauta na cidade.
Evilasio Costa (PDT) - Pouco falou de plano ou algo nele contido, apenas convidou os participantes para que buscassem em suas redes as informações. Ele usou boa parte do tempo para fazer insinuações, questionamentos, e ataques a outros candidatos, de forma que pouco se pode conhecer durante a transmissão sobre suas propostas.
Alcântaro (PSD) - Defendeu seu plano de governo em três eixos, o combate a corrupção, defesa das famílias de Aracruz e eficiência da gestão. Após uma breve apresentação de sua carreira, o candidato detalhou pontos específicos de cada um dos eixos mencionados. Como valorização de servidores, educação, mas gastou boa parte do tempo falando das denúncias que fez enquanto vereador nos casos da CPI do lixo, e também do contrato da ambulância cancelado por constatação de irregularidades.
Jones Cavaglieri (Solidariedade) - Falou sobre muitas propostas na primeira parte do tempo basicamente lendo um roteiro preparado por sua assessoria, após, apresentou planos para uma eventual segunda gestão como prefeito, já que busca a reeleição. Anunciou obras que concluiu em sua gestão e outras que pretende fazer como por exemplo, uma barragem e contornos viários da cidade.
Adilson Simão (PT) - Bem ao estilo de seu partido o candidato se apresentou de camisa vermelha, ele trouxe em suas propostas muitas questões ligadas a rede de assistência social, trabalho e cortes nos salários do alto escalão da prefeitura. Também mencionou a criação de um entreposto nas proximidades de Guaraná, para facilitar a escoação de produção dos agricultores, nos moldes do CEASA.
O candidato Paulo Neres do PSC não compareceu ao evento alegando razões médicas, mas enviou um assessor que entregou seu projeto para organização.
O evento foi organizado pela equipe de comunicação da Paróquia São João Batista.