Começo a conversa de hoje fazendo citação do texto bíblico registrado no livro de Oséias, capítulo 4:6, que diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento [...]”.
A leitura traz conhecimento e a falta dela pode destruir o homem e até uma sociedade inteira. Por exemplo, em um município, onde a maioria dos sujeitos eleitores não tem o hábito de ler propostas de candidatos a cargos públicos, como a população dessa sociedade vai cobrar um prefeito eleito que deixou de fazer algo favorável ao coletivo, sendo que esse povo não conhece o plano de governo desse executivo? Desta forma, a leitura é uma ferramenta poderosa e a falta dela pode significar poder dado ao oponente.
Quando a Bíblia menciona a citação de Oséias 4:6, obviamente está falando de uma situação espiritual, porém, o contexto também se aplica ao conhecimento geral (a falta dele), pois quem não busca conhecimento, não tem fundamentação plausível para conhecer e debater determinados assuntos e acaba aceitando tudo que lhe é passado, visto que, sua ideologia está firmada em fontes insustentáveis, isto é, baseada em conceitos trazidos pelo seu próprio achismo ou suposições de terceiros que conhecem até menos que ele mesmo.
Desta forma, saliento que ler é ouvir com os olhos, é buscar ciência, conhecimento através da ideologia de um pesquisador; é encher-se de sapiência fazendo ponte dialogando diretamente com o autor. É aprender um determinado mundo de saberes, decodificando a interpretação do autor para sustentação da sua.