Em conversa entre as presidentes do PT /Aracruz, Marcia Hosana Matias Borges de Souza, e do PSOL, Leilany Santos Moreira, foi selada a aliança para fortalecer o projeto de esquerda em Aracruz.
As duas responsáveis pelas agremiações partidárias juntamente com alguns militantes consideraram importante oferecer para a população de Aracruz uma verdadeira opção de mudança. O PT traz na chapa majoritária para prefeito o servidor Adilson Simão e para vice-prefeito Romildo Patrocínio.
Para o PSOL não há outra possibilidade de apoio, uma vez que outras candidaturas, até mesmo as que prometem renovação, estão atreladas à velha política e não representam em nada a classe trabalhadora e as minorias no município de Aracruz.
Já o PT diz que a aliança coloca em primeiro lugar a luta pela democracia, direitos em defesa da vida, das mulheres, juventude, educação, habitação, esporte, transporte coletivo, saúde pública e outras bandeiras de lutas dos movimentos sociais. Foi isso que viabilizou a união entre os dois partidos.