Reta final de ajustes e preparação para uma jornada que na verdade, até já começou, mas sem todo o glamour que manda o figurino, segundo o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no próximo domingo os candidatos ficam autorizados a colocar o bloco na rua.
Aí vai valer pedir o voto declaradamente em comícios, caminhadas, carreatas, divulgações pagas em jornais, revistas, (neste caso respeitando a lei específica em relação ao tamanho), carro de som, materiais gráficos, dentre outros. Caberá aos departamento jurídico de cada campanha orientar os limites estabelecidos em lei para seus candidatos fazerem suas divulgações.
Outro ponto relevante, é a divulgação na internet e redes sociais, os candidatos podem de forma espontânea fazer suas publicações, ou impulsionar para que haja mais visibilidade, neste caso, só o próprio candidato pode fazê-lo com CNPJ da campanha.
Já no rádio e televisão, a propaganda eleitoral obrigatória para os partidos, vai começar dia 9 de outubro, são 10 minutos pela manhã as 07 hs e outros 10 as 12 hs, além de inserções que são distribuídas em toda a programação das emissoras, o tempo de cada coligação, é feito com base no tamanho de suas bancadas na Câmara do deputados em Brasília.
O maior tempo será o do candidato Alcântaro Filho, pouco mais de 4 minutos, que terá em sua coligação os partidos PSD, Podemos, DEM, Patriota, PSL, PTC, PTB, Republicanos, PL.
Serão aproximadamente 130 candidatos a vereadores e vereadoras espalhados por toda cidade, no palanque que tem Alcântaro Filho como candidato a prefeito e Romildo Broetto como vice.