Desde o ano de 2003, o dia 10 de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio devido a preocupação teórica com o alto índice de pessoas que tiravam e ainda tiram suas próprias vidas, principalmente em decorrência da depressão.
A depressão é algo tão sério como qualquer outra doença grave, mas devido a falta de conhecimento social, muitos ainda a enxergam como algo insignificante e alguns até a nomeiam como “frescura”.
De acordo com o site oficial da campanha, Setembro Amarelo, “são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. [...] Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão [...]”.
Ainda de acordo com o site, o intuito da campanha Setembro Amarelo é levar consciência social sobre a prevenção do suicídio e através disto, mostrar aos sujeitos a importância do apoio às pessoas com problemas, como a depressão, diminuindo consequentemente esse alto índice de vítimas fatais.
Infelizmente a ignorância de muita gente tem falado mais alto quando essa triste realidade aparece exposta na prática, como se a vida alheia não significasse nada. Ninguém brinca de ter depressão, muito menos a tem porque conscientemente quer. Qualquer ser humano é passível a tê-la, pois super homens e mulheres maravilha só existem nos filmes e nas estórias de quadrinhos. Então, por amor ao próximo, sejamos no mínimo respeitosos com quem sofre e com suas respectivas famílias, porque hoje é alguém que talvez nem conheçamos, mas amanhã pode ser qualquer um de nós ou pessoas próximas e/ou ligadas a nós.