Saturday, 11 de January de 2025
27 99902-4179
Política Velha Política

Após manobra nas sombras, diretório estadual do PTC muda de lado, e candidatos se revoltam em convenção

A Convenção do partido foi na manhã deste domingo, e gerou grande insatisfação dos filiados.

13/09/2020 13h12 Atualizada há 4 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Diretoria executiva do PTC.
Diretoria executiva do PTC.

Uma situação atípica ocorreu na Convenção do Partido Trabalhista Cristão (PTC), na manhã deste domingo (13).

 

Após ter anunciado amplamente uma aliança com o PSD de Alcântaro Filho, inclusive em O Diário, uma movimentação fez a convenção partidária se tornar um episódio baixo, feio e desrespeitoso com os filiados, e pré-candidatos a vereadores do partido.

 

Rumores davam conta de que haveria uma interferência da executiva estadual na aliança, mesmo após o presidente ter anunciado o compromisso com o PSD. Daí, candidatos foram a convenção dispostos a fazer valer suas decisões.

 

O Prefeito Jones Cavaglieri (Solidariedade) esteve presente, não por acaso, acompanhando toda a movimentação. Também esteve presente o Vereador Alcântaro Filho (PSD), ambos candidatos a disputa pela prefeitura de Aracruz.

 

O objetivo da convenção então, passou a ser a escolha de qual seria a aposta do PTC, o atual prefeito que vai disputar a reeleição, ou o vereador que é oposição ao prefeito na Câmara. Isso, mesmo após o partido inclusive na executiva estadual já ter divulgado que caminharia ao lado de Alcântaro. 

 

Misteriosamente a notícia sobre o apoio ao projeto de Alcântaro sumiu do site oficial do PTC na manhã de hoje, mas não da nossa editoria de política conforme link PTC estadual fecha com PSD de Alcântaro

 

O Presidente do PTC estadual assumiu o comando da reunião e desde o começo, tentou dissuadir os filiados a mudarem de ideia, porém ao distribuir as falas, o pré-candidato Alcântaro fez uma fala firme e se colocou mais uma vez a disposição do partido para manter a aliança. 

 

Antes mesmo de chegar a vez do atual prefeito usar a palavra, percebendo que a executiva estava direcionando seus comentários diferentes da posição até então assumida, os filiados resolveram reagir. 

 

Foi aí que o tumulto começou, ânimos exaltados e após alguma discussão, o presidente da executiva estadual resolveu então a fim de apaziguar os ânimos, atender o pedido dos filiados e botar em votação os rumos do partido nas eleições de Aracruz. 

 

Por unanimidade, todos pré-candidatos a vereadores do partido votaram em manter a aliança e caminhar ao lado de Alcântaro. 

 

Ao perceber que nada mudaria o conceito dos filiados, o presidente tirou uma ata da pasta, que já trouxe pronta e começou a ler. 

 

Os candidatos estavam começando a se acalmar, até que no meio do texto, ele anunciou que a decisão era favorável a aliança com o Solidariedade de Jones Cavaglieri. Neste momento, explodiu a indignação dos presentes. Gritos de revolta, palavras como "não somos palhaços", "fomos vendidos", dentre outros ecoaram no salão. 

 

Os candidatos foram para cima da mesa e começou um verdadeiro bate-boca, entre todos. Acusações e muitas perguntas encurralaram a executiva estadual do partido. Antônio Pires presidente do PTC Aracruzense parecia alheio a toda a discussão.

 

Alguns dos candidatos se disseram enganados, "viemos até aqui, votamos em vão? Eles já trouxeram uma ata pronta favorecendo Jones, isso é uma vergonha, estou indignado com tamanha covardia", falou Cecéu um dos pré-candidatos do partido. 

 

Outro que pediu para não ser mencionado, disse: "Estou saindo daqui hoje envergonhado, isso é um jogo muito baixo e eu não imaginava que esse prefeito fosse capaz de descer tão baixo, e essa executiva estadual, o que será que fez eles mudarem de ideia, mesmo depois de terem já acordado que a gente caminharia com Alcântaro? Isso é palhaçada.  

 

Um outro disse: "Eu não admito que venham uns caras de fora de Aracruz, e interfiram numa decisão já tomada por nós do partido, que moramos e vivemos aqui."

 

Os filiados prometeram acionar a justiça eleitoral para anular a nova decisão da executiva estadual do PTC, baseados na informação do próprio partido e se valendo do seu estatuto.

 

Já Alcântaro deixou o local sem entrar na polêmica, disse apenas que aguarda de forma serena, a decisão que os filiados entenderem ser a melhor, mas que sinceramente não esperava que a velha política agiria de forma tão suja, e não respeitassem a vontade da maioria de seus membros. 

 

Jones Cavaglieri deixou o local sob protestos e constrangido, não falou muita coisa.

 

Por fim, os agora candidatos, deixaram claro que mesmo que a justiça não tome uma decisão favorável a vontade deles, o Solidariedade irá levar apenas a sigla, porque todos deverão caminhar em favor da candidatura do PSD de Alcântaro.

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Sérgio AlexandreHá 4 anos Aracruz ESSe o PTC Estadual já havia fechado questão com Alcântaro, o que o Prefeito Jones foi fazer na convenção? O Diário poderia fazer essa pergunta a ele e divulgar a resposta aqui.
Pastor Jairo Há 4 anos AracruzNão é bem assim o que aconteceu, queremos o direto de resposta e podermos ser ouvidos...
Lilian Sepulchro Há 4 anos Aracruz esJones deveria ter vergonha na cara e não se candidatar.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.