Moradores de algumas localidade de Aracruz estão insatisfeitos com o corte no fornecimento de água em suas casas. Segundo alguns a situação fica ainda pior, pois estamos em meio de uma pandemia, o que torna o uso da água ainda mais necessário.
Segundo Fabrício Perini morador do Bairro Nova Conquista, ele teve a água cortada com apenas 1 conta vencida. “Eles tiveram a coragem de cortar minha conta de água. Paguei as contas dos meses 07 e 08 e esqueci a do mês 06. Nenhuma notificação, nenhum aviso de débito nas contas pagas e nenhum aviso/contato do técnico para comigo.”
O morador insatisfeito ainda questiona a sequência de erros que o fez ficar com a água suspensa. “Nenhum aviso de débitos nos talões, nenhuma notificação de corte e nenhum diálogo com o técnico. E se eu tivesse feito o pagamento no dia anterior?
Fabrício ainda disse haver amparo legal de acordo com o Código de Defesa do Consumidor para casos assim, e questionou a competência da empresa.
Adriana Guimarães liderança popular, após receber muitas reclamações de consumidores, foi as redes sociais em um vídeo reclamar da situação e cobrar respostas do SAAE.
Para o SAAE os cortes estão de acordo com a política da empresa, e o faturamento caiu muito nos últimos dias.
Em contato com o diretor do SAAE-Aracruz Sr. Elias Marochio, questionamos a situação, foi nos enviado a seguinte resposta.
“A manutenção da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e os de coleta e tratamento de esgoto são de fundamental importância para saúde pública dos munícipes.
Nesse contexto, a saúde financeira de todas empresas operadoras, seja pública ou privada é fundamental para continuidade operacional desses sistemas, haja visto a necessidade de se promover os inadiáveis pagamentos dos insumos, tais como energia elétrica, combustível, serviços de terceiros, pagamento de pessoal e outros.
O SAAE de Aracruz, com a clareza da gravidade da pandemia, priorizou a realização de outros serviços em relação à promoção de cortes no fornecimento de água por débitos, fato que gerou forte acréscimo de inadimplência.
Contudo, afim de não comprometer a relação arrecadação/despesas, não houve alternativa ao retorno da agenda de corte, sempre apresentando aos clientes a possibilidade de parcelamentos de débitos.”
É importante ressaltar, que nenhum fornecedor dos insumos supra citados flexibilizaram os respectivos pagamentos e mais, pelo que pesquisamos o SAAE de Aracruz foi uma das operadoras que mais esforço fez para flexibilizar o pagamento de tarifas, isentando inclusive o pagamento de tarifas nos meses de abril e maio/2020 a população de baixa renda.
Por fim ressaltamos que as tarifas do SAAE estão congeladas a vinte meses.