A seu tempo, essa frase se aplica ao atual cenário eleitoral de Ibiraçu, o que para muita gente é tido como certo, na prática não aconteceu ainda por diversas razões.
O anúncio do apoio de Duda a um dos seus pré-candidatos de forma clara e pública, o prefeito tem conversado bastante com seus aliados tentando fazer um arranjo onde todos possam se agrupar em torno de um só projeto, como outrora fez em suas duas eleições em que foi vitorioso.
Porém, desta vez José Luiz (PSB) seu vice atual, Milte Helena (PMN) ex-procuradora e muito amiga, Zé Pignaton (MDB) Presidente da Câmara, e Vertinho Tonon (Cidadania) vereador, estão esticando a corda até o limite máximo, muito além do que o próprio Duda imaginava.
“A essa altura em outros tempos já estaria tudo definido numa chapa”, alertou o analista em eleições Washington Oliveira.
Para Washington, a indefinição pública do prefeito acabou criando um campo muito aberto e isso não é bom para o grupo. Ele afirmou também que o movimento do grupo adversário liderado pelo ex-deputado federal Marcus Vicente (PP), ao anunciar a não participação da ex-prefeita Naciene, criou um falso clima de facilidade nas eleições.
“É preciso entender que o fato de Naciene anunciar que está de fora, não significa que a eleição acabou, quem está contando com isso está errado”. Disse o analista.
O fato é que ninguém a essa altura, muito em reflexo disso tudo, não abriu mão de participar do processo, isso pode significar a fragmentação do grupo, com pelo menos três candidaturas na cidade, o que deixaria o cenário completamente aberto e favorável a quem tiver mais capital político consolidado.
“Chegamos ao período das convenções partidárias e nada foi definido de forma clara”, falou um pré-candidato a vereador.
Essa frase dá o tom do ritmo de que as coisas estão, quando se trata de eleição em Ibiraçu.
Algumas baixas já ocorreram entre os nomes que pretendiam disputar as eleições como vereador, outros percebendo a inconsistência do cenário já recolheram suas emoções e estão aguardando os próximos sinais para definirem suas posições.