Na sessão de ontem (31), os vereadores de Aracruz entenderam por maioria de votos em plenário, arquivar o projeto de lei do vereador Alcântaro que tratava sobre a abertura do comércio da cidade em horário padrão de funcionamento.
Inicialmente o projeto estava avançando na casa, e ganhando todas as votações em plenário, porém uma decisão da justiça na capital onde um projeto semelhante foi aprovado, foi contestado pelo MPES e Governo, ganhando uma liminar que suspendeu os efeitos da lei até avaliação de pleno do Tribunal de Justiça do Estado.
Com isso, somando a recomendação do MPES que já tinha se manifestado no sentido da não aprovação da matéria, alguns vereadores entenderam por se reposicionar em relação ao voto, e o projeto foi arquivado pela maioria do plenário.
Com a decisão, o comércio fica suscetível a uma eventual fechamento, caso Aracruz mude novamente no mapa de risco do governo divulgado toda semana.
“Temos a consciência de que nossa luta foi válida até o fim, buscamos o entendimento do que seria melhor para dar segurança à população, mas também aos comerciantes de Aracruz que tanto perderam neste período, mas respeito a decisão dos colegas vereadores, afinal vivemos em uma democracia.”
Votaram em favor do projeto de lei que flexibiliza a abertura do comércio os vereadores:
Adeir Lozer (Republicanos)
Alcântaro Filho (PSD)
Celson da Farmácia (Republicanos)
Marcelo Nena (PSD)
Romildo Broetto (Republicanos)