Sunday, 12 de January de 2025
27 99902-4179
Geral Denúncia

Aracruz sem leitos de UTI a partir desta terça-feira

A informação foi passada pelo Vereador Alcântaro Filho (PSD), durante a sessão na Câmara nesta segunda-feira (24), ele disse que Aracruz não terá mais leitos de UTI para tratamento da COVID-19.

25/08/2020 08h42
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Os leitos de UTI para enfermos da COVID-19 eram pagos pelo Governo Federal
Os leitos de UTI para enfermos da COVID-19 eram pagos pelo Governo Federal

A boa notícia de volta de funcionamento do comércio de Aracruz em tempo normal ou seja das 08 às 18 horas de segunda a sexta-feira, e de 08 às 12 horas aos sábados, foi simplesmente deixada em segundo plano após mais uma denúncia feita na sessão desta segunda-feira.

Segundo o vereador Alcântaro por opção da gestão do Prefeito Jones Cavaglieri (SDD), e da Secretária de Saúde Clenir Avanza, o Hospital São Camilo não contará mais a partir da meia noite de ontem, com os leitos de UTI contratados pelo governo federal no município. Ao todo são 20 leitos sendo 10 deles ocupados por pacientes de Aracruz em tratamento da COVID, e outros 06 ocupados por pacientes de outras localidades, já que são leitos do SUS, e devem atender ao estado em caso de necessidade, como ocorre do contrário quando necessário por pacientes de Aracruz em outros municípios. 04 leitos estavam desocupados sem enfermos.

De acordo com a denúncia do vereador, mesmo o Hospital tendo informado com antecedência o fim do contrato e a necessidade da renovação junto ao poder público, mesmo o Governo solicitando a documentação da prefeitura para renovação do contrato para a manutenção dos leitos, a Secretaria de Saúde informou tanto para o Governo que era quem pagava os custos, quanto para o Hospital que não tinha mais interesse em continuar com a parceria com o governo federal. Desta forma o prazo do convênio se encerrou na noite desta segunda-feira (24) e como não houve a renovação, todos os pacientes podem ser transferidos para outras unidades onde o governo tenha leitos contratados.

Eventuais novos casos, mesmo que de Aracruz, nem pelo São Camilo irão passar, serão encaminhados diretamente para outras localidades como o Hospital Jayme Santo Neves na Serra, ou outro município onde houver vaga, dificultando bastante a vida dos familiares.

Alcântaro disse se tratar de uma irresponsabilidade por parte da gestão. “Se houverem mortes de cidadãos em razão disso, eu vou fazer uma denúncia criminal contra o prefeito e contra a secretária, isso é um absurdo.” Falou o vereador.

A defesa

Procuramos a Secretária de Saúde Clenir Avanza, para se manifestar em relação os fatos, ela nos respondeu que trata-se de perseguição por parte do vereador, e que não é razoável para Aracruz que entrou no risco baixo de acordo com o novo mapa de risco do governo do estado manter os leitos, uma vez que estes podem ser ocupados por pacientes de outros municípios, trazendo para Aracruz o vírus.

“Repassamos ao Hospital São Camilo 5,5 milhões do Governo federal pelos 90 dias contratados. Não há necessidade de prorrogação de mais um mês desses leitos, e também seria um grave risco de aumentar a contaminação.” Falou a Secretária Clenir.

Recebemos também o ofício encaminhado ao Ministério Público Federal que informou a decisão da não renovação dos leitos de UTI para o hospital em Aracruz pela prefeitura.

Se houver um aumento nos casos novamente na cidade, como ocorreu em Linhares por exemplo, a situação poderá ficar bem complicada, já que não contará mais com nenhum leito especial para tratamento da doença, e toda demanda terá de ser encaminhada para municípios vizinhos.

Outra denúncia

A outra denúncia é de que o prefeito Jones Cavaglieri a pedido de sua Secretária Clenir nomeou sua nora Yasmim Ferreira Rebonato, que tem um cargo comissionado na Secretaria de sua sogra, para duas comissões permanentes da prefeitura, aumentando os ganhos mensais para valores que passam dos R$ 10 mil reais mensais, sendo uma delas a Comissão Permanente de Licitação, e a outra da Equipe de Apoio do Pregão, ambas da secretaria chefiada pela sogra.

Sobre isso não houve ainda uma manifestação, mas assim que ocorrer atualizaremos o texto.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Sueli AbrantesHá 4 anos Aracruz ES Lamentável a falta de visão de saúde do prefeito e da secretaria de saúde do município.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.