Ibiraçu está de acordo com o mapa de risco do Governo do Estado no nível alto, isso já algum tempo, de algum modo as medidas aplicadas para isolamento e evitar a disseminação do novo coronavírus, não estão surtindo efeito na cidade.
O projeto de lei foi encaminhado pelo Prefeito Duda Zanotti (PMN), e justifica a medida, “o objetivo é conter o avanço do novo coronavírus no município, aplicando sanções aos que insistem descumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ciência, principalmente pelo descumprimento da quarentena e isolamento social preestabelecido por autoridade de saúde.”
A aprovação se deu por unanimidade dos vereadores de Ibiraçu. O Vereador Vertinho Tonon (Cidadania) foi as redes sociais para tirar as dúvidas dos populares, em sua fala ele lembra que os resultados para baixar os números de infectados na cidade, depende não só do poder público, mas da conscientização de cada cidadão.
“Cada um precisa fazer sua parte, estamos vivendo dias difíceis e sinceramente, espero que o poder público possa agir com mais eficiência, não só os profissionais da saúde, mas todos os demais servidores, a população precisa também dar sua contribuição, cumprindo os protocolos estabelecidos, logo isso vai passar e voltaremos ao nosso convívio normal.” Falou o vereador.
As sanções que serão aplicadas em caso de desobediência, ainda não foram determinadas pela prefeitura, mas podem ir desde uma advertência formal, até multas ou penalidades alternativas.