Após aprovação para tramitação em regime de urgência na Câmara de Aracruz, o projeto de autoria do Vereador Alcântaro Filho (PSD) permitirá a abertura do comércio em expediente normal. Segundo o projeto conforme já noticiamos aqui, não há razão para as lojas funcionarem em regime especial, já que a própria prefeitura tem dados de que as medidas não são eficientes, e que o melhor seria mesmo a abertura em horários normais, assim evitando aglomerações conforme orienta os protocolos de saúde.
As comissões da casa deveriam dar prioridade no parecer antes da votação em Plenário, mas o relator Alexandre Manhães (Republicanos) não ofereceu relatório, e o Presidente Paulo Flávio de acordo com regimento interno da Câmara, vai pautar a matéria mesmo assim para a sessão desta segunda-feira (10) à noite.
Com isso, os debates serão em plenário e caso aprovada a matéria vai para o segundo turno de votação. No comércio há uma grande expectativa em relação a decisão que os parlamentares irão tomar, já que o comércio ainda continua funcionando em turnos diferentes e horários restringidos em Aracruz, mesmo a cidade estando no mapa de risco moderado de acordo com o Governo.