Ibiraçu, uma potência em suícidios: como enfrentar esse problema?
Ibiraçu tem figurado junto à Santa Maria de Jetibá, Itarana, Santa Leopoldina e Afonso Cláudio como cidades preocupantes no quesito mortes por suicídio. Apesar de números absolutos da região metropolitana do espírito santo apresentar quantidade maior, leva-se em consideração pela proporcionalidade de habitantes por casos consumados. Esse levantamento foi feito no último censo, o de 2016. Foi constatado que em 2015 o estado superou a média nacional em casos, levando a colocar o sinal de alerta e tomar certas medidas de prevenção. Segundo informações do IBGE, Ibiraçu tem um total de 11178 habitantes, mas a pergunta é: O que leva a cidade a figurar entre as cidades mais populosas com alto índice de casos de suicídio?
Bom, primeiramente é notório que não se tem uma estatística comprovando a faixa etária e o gênero dos que comentem tal ato contra a vida na cidade. Visto que levando em base os casos mais recentes, tivemos homens, mulheres, jovens e idosos. É completamente inexplicável, incompreensíveis como coisas dessa natureza podem acontecer. Medidas concretas devem ser tomadas para mitigar essas ocorrências, mas digo no sentido de ações a serem colocadas em prática, porque distribuir panfletos, fitas amarelas não estão dando resultados satisfatórios, afinal os números comprovam. Desculpe-me a sinceridade, mas só vejo congressos e fóruns do tema acontecerem em setembro, como de praxe. E esses eventos são para um nicho mais favorecido, e a base, aqueles que realmente precisam estar atentos aos malefícios que podem levar a tal atrocidade, fica a mercê. Muitos são as causas que podem levar a isso, as principais são: depressão, drogas, influência da internet, decepções afetivas, entre outras. O que devemos entender é que são ocasionados por doenças, quer sejam físicas ou espirituais. Existem duas vertentes de pensamentos sobre medidas de controle para isso, no caso das espirituais, se diz pelo vazio existencial que somente Deus pode preencher, e para as físicas, por meio de tratamentos psicossomáticos e de grupos de ajuda. Para uma cidade como Ibiraçu, todos devem se unir, a começar pelas igrejas, com o ecumenismo. Todos juntos nesse propósito, levando aos que necessitam do preenchimento da alma com o amor que somente deus pode proporcionar aos que lhe permitem receber. E os órgãos públicos e privados, como a empresa Vale criando medidas que combatam e dissipem todo e qualquer causa externa que levem aos indivíduos a buscarem esse último recurso, a ceifar sua própria vida. Visto que muitos que buscam cometer essas atrocidades contra si, tem procurado a linha férrea que corta o município. As medidas a empresa vem tomando, como a construção do viaduto em Aricanga, o fechamento com barreiras físicas em quase toda sua extensão, mas medidas socioeducativas devem ser correlacionadas para acabar com o número elevado que tanto assombra nossa admirável cidade.
Queremos ser reconhecidos por tantos outros bons motivos, por esses, apenas queremos ser lembrados que no passado éramos evidência negativa e no hoje, seremos referência de qualidade de vida e de uma cidade que vive de fato a reciprocidade, o cuidado genuíno e zelando pelo bem de todos.