Fundada a cinco anos, a Associação contou com a participação inicialmente de doze mulheres, com auxílio e incentivo da Prefeitura de Ibiraçu elas foram conhecer o trabalho realizado na cidade de Santa Teresa, lá há uma usina de reciclagem que serviu de inspiração para o modelo implantado na cidade. Hoje o grupo conta com uma esteira, uma prensa hidráulica, balança, e mesa de triagem, segundo a representante da Ascomçu no início deste ano a Prefeitura também cedeu um caminhão para auxiliar nos trabalhos de coleta. Várias empresas estão se conscientizando da responsabilidade em separar os recicláveis e já estão se organizando para o recolhimento de todo material que possa ser reciclado.
Segundo a atual presidente Edna Santos Lima, "o trabalho da Ascomçu colabora em muito com o meio ambiente fazendo a destinação correta dos resíduos, leva diretamente a várias famílias uma renda necessária para suprir as necessidades diárias, e depois que a pessoa entra para a associação ela aprende a fazer a reciclagem e também passa a ensinar a seus familiares como é importante reciclar.”
Apesar de fazer um trabalho de conscientização, ainda existem pessoas que ainda não conhecem o trabalho da Ascomçu. “Há ainda algum preconceito com nosso trabalho” reclamou a presidente. Parcerias com outras organizações como a Fundação Vale e o Instituto Criare Rio, também foram desenvolvidas para avançar nesse sentido.
A ex-presidente da associação Ana Paula da Conceição Imberti disse que já foram recolhidos e vendidos cerca de 75.000 kilos de lixo recicláveis no primeiro semestre. “É muito gratificante fazer parte de um empreendimento que ajuda a sua cidade a economizar, pois deixa de levar para o aterro sanitário os materiais que podem ser reaproveitados.”
Segundo a organização, em razão da pandemia da covid-19 todo material recolhido antes de ser manuseado, passa por um período de cinco dias de isolamento, assim evitando a contaminação dos colaboradores. Só a partir daí, entram e processo de triagem.
Fique atento ao cronograma de recolhimento
As coletas acontecem diariamente em vários bairros e no interior de Ibiraçu a partir das 07:30 h conforme a tabela abaixo:
Segunda e sexta-feira:
Ericina, Colina, Centro, São Benedito, Parada Ibiraçu, Pedra Branca, Valada Maffei.
Terça e quinta-feira:
Elias Bragatto, Aricanga, Ericina, Colina, Centro, Bela Vista, Boa Vista, Cohab, Residencial Francisco Campagnaro, Campagnaro, São Cristovão, Cascata.
Quarta-feira:
Centro, Ericina, Colina, Picuã, Pedro Palácios, Guatemala, Pendanga.