Uma antiga demanda que inviabiliza o desenvolvimento da orla de Aracruz começa chegar ao fim na data de hoje.
Em solenidade virtual o Governo do Estado entregou com a participação de diversas autoridades a assinatura para início das obras de construção da adutora de bombeamento de água que irá melhorar a qualidade e distribuição em toda orla do município, atendendo não só a população, mas também a demanda de grandes empresas e futuros empreendimentos na região.
A data também celebra o início das operações da CESAN que agora fica responsável por gerir e distribuir água potável por toda orla de Aracruz.
Participaram da solenidade além do Governador Renato Casagrande (PSB), a Vice-governadora Jaqueline Moraes, o Presidente da Assembleia Erick Musso (Republicanos), o Secretário de Estado da Infraestrutura Marcus Vicente (PP), e Vereadores de Aracruz Vice-presidente da Câmara Carlito Candin (SDD), Carlinhos Josiel (PP), e Alcântaro Filho (PSD), além de outros deputados e também empresários.
O prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri (SDD) destacou a união de esforços de vários atores envolvidos no processo, mencionou o apoio do deputado Erick Musso que não mediu esforços para intermediar o processo e torna-lo realidade, Jones disse que a data entrará para história da cidade, e que o gestor tem que pensar grande e a frente de seu tempo.
O Governador destacou as diversas entregas recentes que o governo tem feito em Aracruz, e agradeceu o apoio da Câmara Municipal na aprovação da lei que permitiu a concessão do trecho a CESAN, também falou da relação de apoio que a Assembleia tem dado ao governo para construir e superar as dificuldades.
Já o deputado e Presidente da Assembleia Legislativa exaltou a importância de se trabalhar com foco no desenvolvimento regional, ele disse que tem participado ativamente desse processo de implantação e de universalização dos serviços de saneamento básico, especialmente em Aracruz. “Vivemos numa sociedade em que se divide quem tem e quem não tem acesso ao saneamento básico em padrões mínimos de qualidade. O investimento em saneamento é investimento em desenvolvimento social, que traz qualidade de vida e saúde, principalmente nesses tempos difíceis que passamos”.
Musso também falou das oportunidades, de geração de emprego e renda. Isso porque, para captação, tratamento e distribuição de água, bem como para utilização de uma rede de esgoto, é necessário construir uma infraestrutura adequada e que vai gerar a contratação de mão-de-obra.
Segundo o Erick no passado, isso foi debatido com os vereadores e, fez questão agradecer a Câmara pela aprovação do projeto para que a Cesan assuma o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário na orla de Aracruz, em substituição ao SAAE. “Agora, com essa nova realidade, vamos acompanhar as obras e a integralização dos serviços de saneamento para que as pessoas possam ter dignidade e saúde”. Finalizou.