Com as manifestações de insatisfação por parte da população, mas em especial de comerciantes, o Prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri (SDD), não aguentou a pressão popular, e divulgou no final da tarde desta segunda-feira um novo decreto regulando novos padrões para funcionamento do comércio de Aracruz.
O novo decreto entra em vigor nesta terça-feira (07), sendo assim, as mudanças estão valendo desde já.
A principal mudança no novo decreto é a reabertura de todos os comércios dos grupo 2 e 3 no horário entre 12 as 18 hs, de segunda a sexta-feira. Porém, aos sábados, as lojas e todos os demais comércios estão proibidos de funcionar, salvo apenas os considerados essenciais como Supermercados, Farmácias, Açougues, Padarias, Lojas de agropecuárias, dentre outros conforme decreto. Estes, podem funcionar em horário padrão habitual, desde que cumprindo as exigências dos protocolos de cuidados. Ou seja as lojas do chamado setor 1 de acordo com a classificação estabelecida em grupos pela prefeitura.
Já o 4º setor no qual pertence Restaurantes, Lanchonetes, Pizzarias, Sorveterias e Açaíterias, agora pode abrir de 12 as 20 hs.
As feiras-livres agora podem funcionar entre 10 e 20 hs, mas ainda nas quintas e sextas-feiras.
Já os ônibus do transporte público vão permanecer proibidos de rodarem aos domingos e feriados.
Com estas mudanças, o Prefeito Jones espera acalmar os ânimos na cidade de Aracruz, que andaram bem exaltados nas últimas horas em relação as medidas tomadas pela sua administração.
Um comerciante que pediu para não ser identificado nos falou; “ao menos ele flexibilizou um pouco mais, mas ainda não entendo porque não podemos trabalhar no sábado?”
Durante a sessão na Câmara na noite desta segunda o vereador Marcelo Nena (PSD) se pronunciou contra o diferente tratamento dado entre os grandes, e os pequenos comerciantes da cidade.
Nas redes sociais, populares já fazem piadas com as constantes mudanças de decretos feito em pequenos períodos pelo prefeito.